segunda-feira, 16 de agosto de 2010

AS VANTAGENS DA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

A universalização da educação, a ampliação do acesso às universidades e a atualização constante da formação continuada do profissional, tenderão a acompanhar as mudanças tecnológicas e sociais e estão avançando na sociedade contemporânea. Segundo Belloni (2006), são essas mudanças que caracterizarão a sociedade e a educação do futuro.

Dessa maneira, são vantagens da EaD:
Compartilhamento de recursos de ensino entre instituições com interesses e quadros complementares, mesmo situados em locais afastados entre si. “Estimulação das transferencias inter-regionais e internecionais em materia de experiencia, conclusões e materiais de formação.” (Sancho, 1998:199);
Oportunidades de aprendizado para o estudo em casa ou trabalho, em qualquer horário, ampliando as possibilidades de oferta de formação constante;
Organização do trabalho coletivo, mesmo envolvendo pessoas geograficamente dispersa e trabalhando em horários distintos;
“Relação custo/eficiência para satisfazer as necessidades da formação” (Sancho, 1998:198);
Ampliação do acesso à educação formal e democratização do ensino. “Os sistemas interativos proporcionam um amplo e igualitário acesso a educação de qualidade.” (Sancho, 1998:205);
Utilização como instrumento para auxiliar professores e alunos no processo pedagógico, principalmente ao “permitir a todos um acesso aberto e gratuito a midiatecas, a centro de orientação, de documentação e de autoformação“ (Lévy, 1999:173);
Formar e especializar profissionais para novas profissões;
“Permitem aos empregados realizarem sua formação durante seu tempo livre, sem dispensa do trabalho, além de possibilitar aos empregados um significativo nível de controle com relação aos conteúdos de formação”. (Belloni, 2006:22)

A EaD renova as forças como modalidade de ensino, principalmente nesse momento que a educação está em mudança. “É a transição de uma educação e uma formação estritamente institucionalizada (a escola, a universidade) para uma situação de troca generalizada de saberes, o ensino da sociedade por ela mesma, de reconhecimento autogerenciado, movel e contextual das competências” (Lévy, 1999:172).

REFERÊNCIAS:

BELLONI, M Luiza. Educação à Distância.

LÉVY, Pierre. Cibercultura. São Paulo: Ed. 34, 1999

SANCHO, Juana M. Para uma tecnologia educacional. Porto Alegre: Artmed, 1998.

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